Mesmo tendo permanecido fechados da meia-noite às quatro horas da madrugada, os reservatórios de água CR-5 (Abadia) e CR-10 (Gameleiras) precisaram ser interrompidos novamente durante a tarde de ontem para a recuperação dos respectivos níveis.
Por se tratar de regiões com alta densidade populacional, o consumo dessa segunda-feira foi muito alto e os níveis dos dois Centros de Reservação caíram rapidamente. No início da noite, a Codau voltou a informar mais uma manobra de fechamento de mais um Centro de Reservação, desta vez o CR- 11 (Uberaba I).

Apesar de a Companhia manter em operação 11 Centros de Reservação, que têm uma capacidade de armazenar 78 milhões de litros, a rapidez do consumo está levando ao fechamento de CRs para recuperação de nível. A suspensão da distribuição é determinada pela velocidade de consumo de cada região e, portanto, decidida em tempo real, através de monitoramento na Estação de Tratamento de Água. Esse cenário torna difícil a previsão do período de suspensão, que depende então, do perfil de consumo daquele dado momento. 
A programação ficou assim definida para as madrugadas desta semana (entre meia-noite e 4h):
 
Nesta madrugada de segunda-feira (9), foram fechados: CR-3 (São Benedito), CR-5 (Abadia), CR-10 (Gameleira) e CR-13 (Valim de Melo);
 
Terça-feira (10): CR-2 (Fabrício), CR-8 (Pq. das Américas), CR-9 (Aeroporto) e CR-12 (Vila Ozanan);
 
Quarta-feira (11): CR-4 (Amoroso Costa) e CR-11 (Conj. Uberaba I);
 
Quinta-feira (12): CR-2, CR-6 (Olinda) e CR-12;
 
Sexta-feira (13): CR-3, CR-4 e CR-11;
 
Sábado (14): CR-5, CR-10 e CR-13;
 
Domingo (15): CR-6, CR-8 e CR-9.
 
A orientação da Codau para os moradores dessas localidades é que controlem suas reservas das caixas d’água e restrinjam o uso para atividades que demandam muito gasto, como lavar roupas ou carros. O desperdício de água com a limpeza de calçadas deve ser evitado.

Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br