Pela primeira vez, desde 2020, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) completa 24 horas sem nenhum paciente internado com suspeita ou confirmação da Covid-19. A conquista foi celebrada pela equipe do Hospital, que trabalhou constantemente para conseguir prestar o melhor atendimento aos mais de 1200 pacientes internados com a doença durante esses dois anos.

De acordo com o infectologista do MPHU, Guilherme Henrique Machado, a principal causa para esse marco é a vacinação em massa.

"A vacina evitou diversas infecções, mas principalmente impediu que estas se tornassem graves. Somente em Minas Gerais temos o esquema vacinal completo, em mais de 80% da população, e isso significa muito. Por isso, essas 24 horas sem paciente Covid representam um avanço importante no combate ao vírus, mas não podemos baixar a guarda. Precisamos conscientizar sobre a necessidade de vacinação e das doses de reforço, além da necessidade de evitar aglomerações, destacando ainda o uso de máscaras e de álcool em gel", alerta.

Para a equipe do MPHU essas 24 horas sem pacientes internados ou até mesmo com suspeita de Covid é uma grande realização.

"Quando entrei na equipe da ala covid, presenciei tanta tristeza, despedidas e declarações de familiares. Eu pensava: estou vivendo um filme de terror. Foram muitos momentos tristes, mas também tivemos muitas vitórias e isso fazia com que eu e toda equipe lutássemos cada vez mais para salvar vidas. Agradeço a confiança dos familiares ou acompanhantes que acreditaram no nosso trabalho e a Deus por nos permitir levantar todos os dias com saúde e lutar pela vida de nossos pacientes", finaliza a coordenadora de enfermagem do Setor Covid e da UTI Adulto do MPHU, Fabiana Carvalho Giacometa.

BOLETIM
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não houve nenhum registro de óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas, em Uberaba. O número total de mortes por coronavírus é de 1.526.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, foram registrados 23 novos casos de Covid-19 em Uberaba nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 81.121 casos de infecção pelo vírus, sendo 78.817 recuperados e 778 ainda ativos.

Dos 75 leitos de UTI disponíveis, 7 estão ocupados. Dos 84 leitos de Enfermaria Covid, 8 possuem pacientes. Além destes 8, há 1 leito de Ginecologia/Obstetrícia com caso confirmado no Hospital das Clínicas da UFTM (HC-UFTM). A taxa de transmissão semanal da doença é de 0,67.



Fonte: Jornal da Manhã