Desde a última semana de 2021, a procura por atendimento tem aumentado. No mesmo período, 105 pessoas sem síndrome gripal também receberam assistência para outras necessidades no Pronto Atendimento em outro ambiente, específico para o atendimento de pacientes sem síndrome gripal.


A situação na rede privada é semelhante à vivida na rede pública em Uberaba. Conforme dados obtidos pelo JM, o atendimento dos casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) aumentou em 143% desde a primeira semana de dezembro. De acordo com o Gustavo Ferreira, médico responsável técnico pelas UPAs em Uberaba, o aumento é um reflexo das reuniões de fim de ano, quando as pessoas voltaram a se reunir e a expectativa é que esse número suba ainda mais a partir desta quarta-feira (5).


Apenas a título de exemplo, o comparativo entre a primeira e a última semana de dezembro teve salto de 143% no atendimento de casos de síndrome gripal nas UPAs em Uberaba, um salto de 700 atendimentos na primeira semana para 1.700 atendimentos na última semana. Além disso, na última semana de 2021, a taxa de transmissão da Covid em Uberaba subiu para 1,91. A escalada de casos impactou, inclusive, no reforço de equipes nas unidades de pronto atendimento, situação semelhante à vivida em todo o sistema de saúde uberabense, inclusive no Hospital São Domingos.


Por causa do crescimento da procura, mais especialistas foram contratados.Trecho da nota enviada ao JM informa que "O Hospital Unimed São Domingos cumpre todas as normas para a segurança de pacientes e equipes. A ordem de atendimento segue uma rigorosa triagem de classificação de risco".


Foto: Jornal da Manhã - wwww.jmonline.com.br