Depois da rede estadual, Prefeitura publica portaria e oficializa cronograma para retorno gradual das aulas presenciais a partir do próximo mês. Pelo calendário, os professores retornam às escolas municipais no dia 3 de agosto. Já os estudantes devem voltar a partir de 4 de agosto.

A portaria estabelece a retomada das atividades presenciais na rede municipal em três fases, com intervalo de 15 dias entre cada etapa. O texto, entretanto, prevê que o avanço dependerá do cenário da pandemia de Covid-19 em Uberaba e das medidas sanitárias em vigor.

Na primeira semana de agosto, o plano de retorno presencial inclui somente as turmas de Pré-II (Educação Infantil), de 5º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º segmentos. Isso representa um universo de 4.705 alunos, sendo que 2.725 estão matriculados no Pré-II; 1.926, no 5º ano, e 54, na EJA.

Conforme pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Educação, 38% dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental devem retornar às aulas presenciais em agosto. O índice chegou a 42% entre os alunos do Pré-II.

A segunda fase do plano de retomada está prevista para o dia 16 de agosto e ampliando as atividades presenciais para as turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, o que representa um total de 8.744 alunos.

Já a última etapa no início de setembro prevê a volta das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com 7.615 estudantes. Também serão incorporadas as salas de Pré-I (4 anos), que abrigam 2.454 alunos.

Conforme a portaria, o atendimento às turmas de zero a três anos da Educação Infantil permanecerá no modelo remoto, com a possibilidade de retorno posterior às aulas presenciais.

Caso o número de alunos que optarem pelas atividades pedagógicas presenciais exceda a capacidade da sala de aula, o plano estabelece que serão adotadas medidas de revezamento semanal por turma, respeitando as normas de distanciamento entre as carteiras e a mesa do professor, conforme estabelecidas em legislação.

De acordo com o regulamento desenvolvido pela Prefeitura, o comparecimento será facultativo e as famílias poderão optar por continuar com o modelo remoto de ensino. “Nosso plano assegura às famílias o direito de escolherem se enviarão ou não seus filhos às aulas presenciais”, acrescentou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br