A Prefeitura Municipal de Buritizeiro, através da Secretaria de saúde também demonstra que estão bastantes preocupados em garantir a saúde mental da população, principalmente em virtude desse período de pandemia de Covid-19, onde as pessoas ficam mais suscetíveis a se sentirem sozinhas e deprimidas. 

Apesar do município estar vivendo em Estado de Alerta para o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o programa "Setembro Amarelo" para ajudarem as pessoas que enfrentam depressão, síndrome do pânico, entre outras doenças mentais que podem levá-las a tirar a própria vida.

Como a pandemia começou no inicio de março e trouxe a falta de calor humano, pois para prevenir da doença foi exigido afastamento social e expressões de carinho: abraços, apertos de mão, entre outros. O Ministério da Saúde reconhece que as pessoas estão chegando numa situação, onde não estão suportando mais a ausência de contato com muitos familiares e amigos.

Para tentar garantir a saúde pública evitando proliferação do coronavírus e aumento de casos de suicídios, a SMS explica a população que nada impendem de enviarem uma mensagem para perguntar como estão os familiares ou fazer ligação para colocar o papo em dia. "Mesmo diante do distanciamento social, orientamos que as pessoas não deixem de manter contato com pessoas queridas, porque isso favorece o bem estar emocional e mental", finaliza.


*Jorn. Luciana Rodrigues - matéria elaborada com base em informações divulgadas na rede social da Prefeitura de Buritizeiro - https://www.facebook.com/buritizeiroprefeitura