Com aditivo no contrato de concessão da BR-262, a tarifa de pedágio terá aumento superior a 100% a partir deste domingo (3). Para automóveis simples, o valor passará de R$3 para R$6,90 na praça de pedágio entre Uberaba e Campo Florido. Já o pedágio para veículos passeio no caminho entre Uberaba e Araxá aumentará de R$3,70 para R$8,40. 

O aditivo no contrato de concessão terá validade até novembro de 2023. Em coletiva de imprensa ontem, o diretor executivo da Triunfo Concebra, Thiago Vitorello, esclareceu que a empresa deverá realizar neste período os serviços de roçada, recuperação do pavimento, reabilitação de balanças e, também, conclusão de cinco passarelas (uma delas em Uberaba).

Vitorello justificou que o aumento na tarifa de pedágio foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e servirá para custear esses serviços exigidos dentro do prazo de 20 meses do aditivo. “A partir de junho de 2020, houve uma queda de 40% na arrecadação tarifária e isso gerou piora na qualidade do serviço prestado e a deterioração do pavimento. Isso agora exige um complemento tarifário para fazer frente aos investimentos previstos no período do aditivo”, argumentou.

Questionado, o diretor da concessionária posicionou que a duplicação do trecho da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana não está entre as obras que serão realizadas nos próximos 20 meses do aditivo. "O foco são trabalhos iniciais. Tiras depressões e trincas do pavimento, reabilitar balanças e construir cinco passarelas. Não tem investimentos de ampliação de capacidade", reforçou.

Ainda conforme o dirigente da empresa, o término da duplicação da BR-262 deverá ser discutida em audiências e deve ser inserida no novo edital de licitação entre as obras a serem realizadas pela nova concessionária.

Segundo as informações da Triunfo-Concebra, a perspectiva é que o processo para relicitação do trecho seja concluído até novembro de 2023. Porém, se houver entraves, existe possibilidade de ampliar o aditivo até que a nova concessionária esteja pronta para assumir a rodovia.

Na coletiva, os dirigentes da Triunfo-Concebra esclareceram que a empresa está vetada e não poderá disputar o novo certame.

Entenda. A Triunfo/Concebra protocolou o pedido de devolução da concessão da BR-262 em março de 2021 e a solicitação foi acatada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para viabilizar a relicitação do trecho.

A expectativa inicial era finalizar os estudos para uma nova concessão em dezembro do ano passado e avançar para a fase de consulta popular no início de 2022, com a realização de audiências públicas. No entanto, até o momento, a minuta do edital de relicitação da BR-262 ainda não foi publicada.

O contrato original de concessão abrange 1.176,5 quilômetros das rodovias BRs 060, 153 e 262. Entre as obras previstas está a duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana, que deveria ter sido finalizada em 2019 e não chegou a avançar.

Fonte: Jornal da Manhã