A Prefeitura Municipal de Buritizeiro, através da Secretaria de Assistência Social comemora, neste dia 15 de junho, o "Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. "O nosso objetivo com essa campanha e incentivar as pessoas a denunciarem qualquer prática de violência contra a pessoa idosa em nosso município para que possamos tomar as medidas cabivéis", declara o prefeito Jorge Humberto Rodrigues - Jorjão.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está aumentando o número de idosos no Brasil e muitos deles continuam sendo responsáveis pela maior parte do sustento da família, levando em consideração muitos filhos demoraram a sair das casas dos pais para formarem sua família. De acordo com art. 4 do Estatuto: "Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, descriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei". 

Infelizmente, é em casa, onde os idosos deveriam ter a sua integridade física e emocional preservada, onde na maioria das vezes ocorre mais casos de violência, maus-tratos, entre outros tipos de agressões contra a população acima de 65 anos. Essa conclusão está baseada num levantamento do Ministério Público do Brasil, realizado durante o período de 2011 a 2019, que alertou para a gravidade dessa situação.


*Jorn. Luciana Rodrigues - matéria elaborada com informações na rede social da prefeitura e em dados oficiais do Brasil, em relação a violência contra idosos no país.