Apenas dois secretários do governo estadual se desincompatibilizaram para viabilizar candidatura nas eleições 2022. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (1º de abril), véspera da data final estabelecida para o afastamento dos interessados em participar da disputa em outubro

.Com o prazo para a desincompatibilização de secretários encerrado ontem, foram exonerados o então secretário geral Mateus Simões e a titular da pasta de Agricultura, Ana Valentini.

No lugar de Mateus Simões foi nomeado Marcel Dornas Beghini, que já foi chefe de Gabinete de Simões enquanto ele era vereador e atuava como secretário adjunto na pasta recentemente. Já a Secretaria Adjunta ficou com Cristiana Miglio Kumaira Pereira, que comandava a Subsecretaria de Comunicação Social e Eventos da pasta.

A pasta de Agricultura ficará a cargo agora de Thales Almeida Pereira Fernandes, que era diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Fernandes é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com especialização em Gestão Ambiental pela FIJ/RJ e Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Vegetal pela UFV. Ele é servidor do IMA desde 1998 e exerceu diversas funções no instituto.

Enquanto Mateus Simões ainda não definiu qual será o cargo que deve disputar e é cogitado até para vice na chapa de Romeu Zema, Ana Valentini vai concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.


Fonte: Jornal da Manhã