Em meio a processo de revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, nova titular foi nomeada neste fim de semana para o comando da Secretaria de Planejamento. A pasta agora será capitaneada pela arquiteta Isabella Soares Nascimento.

Desde janeiro, a secretária adjunta Fúlvia Maria Mendes estava respondendo interinamente pelo Planejamento até a definição de um nome definitivo para o cargo. Fúlvia continuará na função de adjunta da pasta.

Em nota, a Administração Municipal informou que a nova secretária possui vasta experiência no Paraná e já atuou na elaboração do Plano Diretor de diversas cidades. A arquiteta nasceu em Uberaba, formou-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1993 e passou os últimos 14 anos em Curitiba (PR), onde consolidou a carreira.

A nota ressalta que a titular do Planejamento quer conhecer a equipe na próxima semana e se inteirar dos diversos projetos em desenvolvimento na secretaria, inclusive o trabalho em andamento sobre a revisão do Plano Diretor de Uberaba.

Em relação ao projeto em elaboração, a nova secretária apontou que o Plano Diretor local divide a área urbana em unidades de planejamento, que seriam os bairros. “Quero conhecer cada uma delas para compreender o processo de crescimento do Município nas últimas décadas. Isso porque a compreensão dos diferentes bairros, centralidades e eixos de expansão é fundamental para uma leitura da realidade da cidade”, adiantou.

Currículo. A nova secretária acaba de concluir Doutorado em Planejamento e Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Já era mestre em Gestão do

Território – Estudos de Impacto de Vizinhança pela Universidade Federal de Uberlândia, desde 2004.

Na década de 90, a profissional atuou na Secretaria de Planejamento Urbano de Uberlândia, tendo participado da revisão do Plano Diretor daquele município e desenvolvimento de outros planos na região onde foram implantadas as Usinas Hidrelétricas de Capim Branco I e II em Araguari (MG) e do município de Rio Quente (Goiás). “Essas experiências na área de planejamento urbano e regional fortaleceram meus caminhos profissionais e oportunizaram minha mudança para Curitiba”, disse.

Ao longo da trajetória profissional, a arquiteta se especializou na realização de diagnósticos das características urbanísticas e socioambientais de diferentes territórios, adquirindo conhecimento específico das legislações socioambientais e urbanísticas, integrado ao desenvolvimento dos projetos de requalificação urbana e ambiental. 


fonte: Jornal da Manhã