Decreto com mais restrições sanitárias será publicado até o fim desta semana pela Prefeitura. A decisão foi comunicada pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) em vídeo publicado nas redes sociais. No entanto, até o momento, não foram antecipadas as regras em análise para conter a transmissão da Covid-19.

Na mensagem, Elisa justifica que o governo buscou primeiramente a conscientização das pessoas, mas o apelo não teve o efeito esperado neste primeiro momento. “Restringir o direito de ir e vir é uma medida extrema, mas nós entendemos também que a vida é o maior valor que nós temos e precisa ser protegida”, acrescenta.

Com o aumento do número de casos de coronavírus em Uberaba e a alta no índice de ocupação hospitalar, a Prefeita declara que é necessário adotar normas mais rígidas para controlar a pandemia no município. Sem especificar o conteúdo do novo decreto em formatação, a Prefeita afirma que a administração municipal fará todo o esforço possível para barrar o avanço da doença no município. “Enquanto as vacinas não atingirem toda a população, teremos, sim, que reduzir a circulação de pessoas para impedir a contaminação”, pondera

As novas medidas já começaram a ser discutidas na sexta-feira (5), em reunião do comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus. Havia a expectativa de que o novo decreto fosse publicado ainda no fim de semana, o que não aconteceu.

Paralelamente, a chefe do Executivo manifesta que a administração também está trabalhando em outras frentes: agilizar a imunização contra a Covid-19 na cidade e buscar a ampliação de leitos para tratamento de pacientes com suspeita da doença.

Sobre a vacinação, Elisa reforça que um novo plano foi organizado no sistema de drive thru e a meta é atender até 1.000 pessoas por dia. “Isso é cinco vezes mais do que estava sendo feito anteriormente. Até a próxima sexta-feira pretendemos concluir a vacinação do primeiro grupo de pessoas [4.601]”, informa.

Além disso, a Prefeita declara que articulações vêm sendo feitas junto ao Estado e governo federal para ampliar a estrutura e o número de leitos hospitalares em Uberaba. Porém, reforça a importância de manter as precauções, como o uso de máscara e a higienização. “Não basta abrir mais leitos, é preciso evitar que as pessoas adoeçam”, encerra.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br