Força-tarefa do Estado visitou Uberaba ontem e discutiu ações para destravar oferta de mais leitos para os pacientes da cidade e do restante da macrorregião Triângulo Sul. Um projeto deverá ser apresentado para sanar eventuais impasses na cobertura e disponibilidade de leitos ao longo da próxima semana.

Segundo a assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Mayla Magalhães, um relatório técnico será apresentado à Superintendência Regional de Saúde e à Prefeitura para que os apontamentos possam ser adotados na rede hospitalar.

Acompanhando a visita, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) afirma que um dos objetivos da articulação com o Estado foi verificar se há falhas na regulação de leitos no município. “Uberaba, como sede da Macrorregião Triângulo Sul, enfrenta a situação ocupação de leitos e aumento dos índices de casos ativos de Covid-19. Por isso, acionamos o Estado entendendo que temos a estrutura física para abrir mais leitos, mas não a mão de obra. Buscamos com o Estado entender se há falhas na regulação de leitos”, disse.

Na visita, foi discutida a possibilidade da vinda de equipe técnica do Estado para tratar sobre o sistema de regulação de leitos. A agenda ainda não tem data definida.

Outro assunto em pauta foi a capacitação das equipes de Saúde para o tratamento da Covid-19 e melhorar a assistência aos pacientes pós-Covid. A UFTM informou ter um projeto em estudo de um treinamento para profissionais locais. 


Foto: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br