Dos 744 cargos comissionados disponíveis na estrutura da administração direta, 81,5% foram ocupados no governo Elisa Araújo (Solidariedade). Um total de 606 nomeações foi realizado somente na Prefeitura até agora, conforme levantamento apresentado pelo secretário municipal de Administração, Beethoven de Oliveira, em entrevista à Rádio JM.

Os números não incluem os comissionados nomeados para cargos nos órgãos da administração indireta, como a Fundação Cultural, a Feti (Fundação de Ensino Técnico Intensivo), a Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), o Procon e o Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais). Também não entram na conta a estrutura das companhias: Codau, Codiub e Cohagra.

Segundo o titular da Administração, a diretriz para ocupação dos cargos em comissão é manter a meta de economia de 30% nos gastos de cada pasta. Com isso, ele afirma que grande parte dos postos foi ocupada por servidores de carreira, ou seja, pessoas que já integravam o quadro de funcionários da Prefeitura e foram remanejadas para funções de chefia. Desta forma, os gastos com pessoal se mantêm equilibrados.

Conforme os dados apresentados pelo secretário, dos 606 comissionados, 326 profissionais trazidos de fora da administração e 277 são servidores efetivos. O secretário ainda ressalta que hoje existe uma legislação que assegura que 38% dos cargos em comissão até nível de chefe de departamento sejam preenchidos por funcionários públicos e o percentual na Prefeitura é maior. “Estamos acima desse índice. Estamos com 46% de servidores efetivos em cargos de comissão”, argumenta.

Além disso, Oliveira afirma que, em todos os casos, prevaleceu o critério técnico para a formação das equipes e nomeações dentro do atual governo. “Acredito que os secretários estão imbuídos de procurar nomeações técnicas para atender áreas das respectivas pastas”, salienta.

Comparativo. Levantamento divulgado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB) apontou que, até o fim de 2020, havia 631 cargos comissionados ocupados na administração direta e indireta de um total de 996 postos disponíveis. O número representava quase 63,5% das vagas disponíveis na Prefeitura, fundações e companhias. O relatório apresentado na época constava que 365 cargos em comissão não foram preenchidos. 

 

fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br