A onda de calor que atinge Minas Gerais pode trazer efeitos ainda mais devastadores. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de risco de morte devido à hipertermia para 34 cidades do Estado, todas no Triângulo, que vêm sendo impactadas há mais de 10 dias por temperaturas contínuas acima dos 40º C.

Segundo a metereologista do Inmet Anete Fernandes, o alerta foi emitido em decorrência da região estar sendo impactada desde o final de setembro com temperaturas até 5º C acima da média histórica. Ela explica que o alerta persiste até o próximo dia 9, sexta-feira, quando a tendência é de leve queda na onda de calor. Até lá, é possível que várias cidades registrem temperaturas.

O quadro de hipertermia se dá quando a temperatura corporal sobe além dos 40º C, o que pode comprometer ou até mesmo levar à falência de órgãos.

Vale lembrar que para esta quarta-feira (7), é esperado que as temperaturas cheguem a 42° em Uberaba. O clima quente repete na quinta-feira, onde as temperaturas terão uma variação entre 26° e 42°, segundo o INMET.


Fonte: jornal da manhã - www.jmonline.com.br