A Codau concluiu nesta semana a instalação de mais 50 containers na cidade. Agora o projeto de limpeza urbana totaliza 70 equipamentos, contando os 20 containers colocados em novembro do ano passado em sete praças de Uberaba. "A ideia com este trabalho é oferecer para a população mais uma opção para a destinação do lixo comum. Privilegiamos justamente as praças, pois são espaços públicos muito utilizados para a realização de feiras, eventos ou mesmo na circulação diária da comunidade em suas atividades", explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

Nesta semana, várias praças da cidade receberam containers, entre elas a Jorge Frange, Comendador Quintino, Graziela Soares, São Judas, praças dos bairros Maracanã, Alfredo Freire, de Lourdes, Vallim de Melo, Manoel Mendes, Jardim Anatê, entre outras, e ainda as duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA's), as duas Unidades Regionais de Saúde (URS's), nos bairros Boa Vista e São Cristóvão, e o Caism, na avenida Leopoldino de Oliveira. Além disso, os quatro terminais de ônibus do BRT receberam dois containers cada. No ano passado, já tinham sido contempladas as praças Rui Barbosa, Pôr do Sol, Abadia, Santa Terezinha, Dom Eduardo, Carlos Gomes e Gov. Magalhães Pinto (Quartel).

Os containers instalados têm capacidade para 1.000 litros e a retirada do lixo acontece de segunda a sábado. Estes equipamentos também são pontos de referência para os triciclos da Codau, que fazem a manutenção das lixeiras na cidade. 

A Companhia destaca que a população pode utilizar os containers para a colocação de lixo comum no interior do equipamento. É importante destacar que o lixo cortante deve ser embalado separadamente, enrolado em papelão, jornais ou inserido em garrafas pet vazias para não causar acidentes de trabalho nos coletores. Mesmo com o recolhimento frequente do lixo, caso verifique algum excesso, a população pode colaborar com a limpeza do espaço, comunicando via Fale 115 e solicitando a devida manutenção.

Fonte: Jornal de Uberaba