Na contramão da civilidade, parte da população de Juatuba dá mau exemplo e é responsável por um dos cenários mais tristes do município: em diversas ruas, o descarte de materiais inservíveis e lixo, além de restos de materiais de construção, são depositados irregularmente. Os “bota-foras” causam vários transtornos e, quase sempre, os autores acabam impunes.

Além de deixar a cidade feia e suja, o entulho e lixo depositados nas ruas e calçadas, podem trazer doenças, pois atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos, escorpiões e outros animais peçonhentos. Quem for flagrado jogando lixo em terrenos baldios, vias públicas, rodovias, ou mesmo em cursos d’água pode ser enquadrado em crime ambiental e está sujeito a multa ou detenção.

Diversos registros

Para a auxiliar de limpeza Carine Gomes, moradora do bairro Cidade Nova I, uma das regiões afetadas com o descarte irregular, o problema persiste porque os próprios moradores não colaboram. “Tem gente da região e pessoas de outros bairros, que veem com carro cheio de restos de construção e lixo para despejar aqui. É uma vergonha. Eles simplesmente ignoram o meio ambiente e ainda geram gastos para prefeitura, que tem que limpar constantemente”.