A Prefeitura de Juatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou um boletim chamado “Vacinometro”, com objetivo de garantir transparência em relação as doses da vacina que estão sendo enviadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais e que estão seguindo o protocolo de público-alvo estabelecido.

De acordo com o documento divulgado nesta última sexta-feira (26), o município já recebeu um total de 684 doses de vacinas, correspondente a primeira e a segunda dose. Desse montante 39 que receberam a primeira dose foram trabalhadores da saúde que estão em contato direto com pessoas que estão com suspeitas, descartadas ou que confirmaram a doença.

Ainda com o objetivo de garantir a prevenção dos profissionais de saúde, 136 trabalhadores tomaram a primeira dose. Segundo estudo realizado pelo instituto Butantan para testar a eficácia da Coronavac no Brasil, apontou um dado interessante: a melhor resposta imune acontece no maior intervalo de tempo entre a aplicação duas doses – entre 21 e 28 dias.

3ª idade – Conforme preconizou o Ministério da Saúde e a SES/MG, o segundo grupo de risco que teve prioridade foram os idosos acima de 89 anos, tendo em vista que muitos tem doenças hereditárias (diabete, hipertensão, asma, entre outros). Desse público alvo, até a última sexta-feira (26), a SMS de Buritizeiro já havia imunizado 96 pessoas. 


Fonte: * Jorn. Luciana Rodrigues - matéria elaborada com base nas informações do material publicitário divulgado na rede social e dados da SES/MG.