A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), publicou vídeo em suas redes sociais no qual informa que o município editará um decreto emergencial de desabastecimento, que deve ser publicado no órgão oficial do município, o Porta-Voz, nesta sexta-feira.

O decreto terá validade de 30 dias. Nesta semana, a Codau informou que houve uma redução de 50% do volume de água no rio Uberaba. Serão consideradas infrações lavar calçadas, ruas, veículos e regar jardins utilizando mangueiras ou outro utensílio que permita o escoamento contínuo da água.“O descumprimento a esse decreto pode render advertência e multa”, frisou Elisa Araújo.

O presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho, recomendou que as casas tenham uma caixa d’água para atender ao consumo diário da família. “O ideal é uma caixa de mil litros para 24 horas de consumo para quatro pessoas”, destacou José Valdir.

Esta semana, a Codau decidiu ampliar a captação de água no rio Claro. Agora, três conjuntos de motobomba estão ligados. A autarquia decidiu pelo acionamento do terceiro motor por conta da redução de vazão do rio Uberaba, com queda em torno de 50% no seu volume entre terça e quarta-feira (18). A redução registrada foi de 1.700 litros/segundo para 1.000 litros/segundo.

Para garantir o abastecimento a todos os bairros da cidade, a Codau adotou sistema de fechamento dos Centros de Reservação durante a madrugada. A Companhia mantém em operação 11 Reservatórios, que têm capacidade de armazenar 78 milhões de litros. A suspensão da distribuição está sendo durante a madrugada, no período de meia-noite às 4 horas. Uma programação de rodízio foi estabelecida, com o fechamento de três Centros de Reservação por madrugada, para a recuperação dos níveis e a manutenção do fornecimento de água durante o dia.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br