Depois do processo eleitoral, a Secretaria Municipal de Buritizeiro juntamente com o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 detectou que aumento o número de contágio da doença no município e publicou uma alerta a população.

O documento informa os cidadãos, bem como comerciantes locais, sobre o avanço do novo coronavírus, principalmente a confirmação de vários casos nos últimos dias e o recente retrocesso do município para denominada faixa vermelha do plano do governo “Minas Consciente”.

Em virtude de não haver leitos e UTI’s disponíveis nos hospitais conveniados pela Prefeitura nas cidades vizinhas, a SMS pede a conscientização de toda população para que cumpra a regras de convivência, mantendo o distanciamento social e uso frequente de máscara facial. Eles pedem também que evite as constantes aglomerações em bares e praças, que acontecem frequentemente na cidade, para que todos podem cuidar de si e um dos outros.

Aos comerciantes, a orientação do governo municipal é para cumprirem as regras do Decreto Emergencial em funcionamento, garantindo o distanciamento de clientes e funcionários, bem como disponibilizando álcool em gel 70% para esterilização das mãos e exija sempre o uso de máscaras faciais, entre outras diretrizes.

MAIS RIGOR

Em virtude do aumento do contágio, a SMS ressaltou que irá intensificar a fiscalização a qualquer tempo, e caso não haja o cumprimento as regras de convivência e de funcionamento do local, serão tomadas as medidas cabíveis pelo setor responsável. O que culminará em multa e até o fechamento do comércio, se for necessário, para garantir a saúde pública em Buritizeiro.

 

*Jorn. Luciana Rodrigues – matéria elaborada em comunicado emitido pela Prefeitura de Maravilhas (MG), nos canais de comunicação oficiais.