A Maria Fumaça do Complexo Turístico da Praça da Mogiana, em Uberaba, passa por restauração. Segundo a Prefeitura, o restauro da locomotiva, que deve durar três meses, é a primeira etapa da revitalização do complexo. Toda a ação faz parte do projeto "Geopark Uberaba - Terra de Gigantes" e das comemorações pelos 200 anos da cidade.

Tombada como Patrimônio Histórico de Uberaba em 1993, a locomotiva foi importada da Inglaterra e identificada por “tipo 301” (Decreto n.º1901/1999). É uma das cinco máquinas tipo A-6-0/Tenwheel, fabricada por BeyerPegcock, que a Companhia Mogiana possuía.

Ao longo do tempo, parte da estrutura da locomotiva foi danificada pela ferrugem e, por isso, os técnicos tiveram que aplicar um produto químico para evitar a oxidação do ferro, garantindo a preservação da estrutura. A restauração começou no dia 10 de junho e é feita pelo Grupo Oficina de Restauro, de Belo Horizonte.

"Primeiramente, fazemos um teste de tinta para chegarmos às camadas originais. A partir disso, fazemos uma limpeza superficial e remoções pontuais para retirar o excesso de tinta", contou Marçal Rosa, técnico em restauração.

Para o prefeito Paulo Piau (MDB), recuperar a antiga locomotiva é resgatar a história da cidade. "Chegando a Uberaba, serviu ao nosso desenvolvimento e se aposentou. Então, é importante valorizarmos essa história, cuidando desse patrimônio com a execução dessa restauração", acrescentou.

Revitalização do Complexo Turístico

Além da restauro da locomotiva, a revitalização da Praça da Mogiana inclui novo paisagismo, pista de caminhada e playground.

Para a reforma, foi empenhado um recurso de R$ 500 mil, proveniente do Edital de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, publicado pelo Ministério do Turismo, por meio de convênio assinado com a Prefeitura. O projeto arquitetônico está na fase de conclusão e o processo licitatório está aberto.

De acordo com a diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, no credenciamento da proposta ao Ministério do Turismo, houve o reconhecimento da importância do local, que será mais um sítio histórico e cultural integrante do projeto Geopark.

“Esse ponto da Mogiana conta parte da história da cidade. A linha férrea trouxe sonhos, pessoas e negócios. Por meio da criação de novos roteiros e da importância do projeto Geopark Uberaba, que almeja a chancela da Unesco, a reforma da praça e restauro da locomotiva Mogiana permitirá agregar mais um sítio histórico e cultural para a cidade", comentou Erika.


Fonte: G1