Após críticas na semana passada por estabelecer retorno das aulas a partir de 4 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) mudou para 1º de março o início das atividades presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última segunda-feira (7).

A portaria anterior que determinava a retomada das aulas em janeiro não chegou a ser revogada pelo governo federal. Apenas houve a alteração no trecho que trata do início das aulas presenciais.

Por enquanto, não há definição se as instituições de ensino superior localizadas em Uberaba pretendem seguir o novo cronograma definido pelo governo federal. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM- foto), segundo a vice-reitora, Darlene Mara dos Santos Tavares, o retorno às atividades presenciais se dará de forma gradual.

Para isto serão seguidos todos os protocolos sanitários para garantir segurança a todos que integram a comunidade escolar. No Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), na semana passada, foi informado que seria analisada a portaria do Ministério da Educação (MEC) que determinou com a data para a volta às aulas em 2021.

A portaria do MEC ainda recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O texto também estabelece que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br