A Associação Mineira dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e Outros Grãos Agrícolas (Aprosoja-MG) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba de Uberaba (SRU) promoverão uma reunião no dia 26.  Na ocasião, será apresentado o projeto de logística para a criação de um corredor ferroviário que ligue o Centro-Leste e Minas Gerais ao Sistema Portuário do Espírito Santo.  A apresentação será às 14h no auditório do SRU, na rua Manoel Brandão, 160 - Mercês.

O projeto será apresentado por Luiz Cláudio Montenegro, representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Conforme o diretor da Aprosoja em Minas Gerais, Luiz Carlos Saad, atualmente a safra de grãos do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e sul de Goiás é escoada para o porto de Santos em São Paulo. Santos está no limite, o porto está super sobrecarregado, trabalhando com 110% do limite”, explicou o diretor.

Foram convidados para a reunião 45 prefeitos e líderes ruralistas, além de secretários de agricultura e desenvolvimento.O objetivo é que os envolvidos possam contribuir no estudo da Findes. Saad explicou que durante o projeto feito pela Findes, Uberaba foi apontada como uma região estratégica na produção de grãos: “Fazer os ramais ferroviários que cheguem à região de Belo Horizonte e de lá descer para o porto de Vitória”, disse.

Assim que o projeto estiver totalmente formatado será apresentado ao Ministério do Planejamento em Brasília pela Findes e a Aprosoja-MG. “Aqui no Triângulo Mineiro produzimos o máximo que é possível, só que a logística nossa é fraca(...) nós precisamos melhorar isso. Aí que a Aprosoja está entrando com esse estudo e trouxemos essa discussão para Uberaba, é um momento importante e vamos lutar por nós aqui”, finalizou Saad.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br