Concessionária deve assumir rodovias estaduais no Triângulo Mineiro no início de 2022, porém a cobrança de pedágios no trecho não será imediata e depende de realização de obras de melhoria de pavimento. A informação é do secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que falou sobre o programa de concessões em entrevista à Rádio JM.

De acordo com o titular da pasta, a empresa não poderá agilizar obras como estratégia para começar a cobrar pedágio rapidamente porque os termos da concessão também incluem um prazo mínimo para o início da cobrança. “[A empresa] precisa cumprir a melhoria de pavimento e, em qualquer hipótese, só um ano depois de assinar contrato pode começar a cobrar pedágio”, salienta.

No projeto inicial, estão previstas oito praças de pedágio no Triângulo Mineiro, sendo duas próximas a Uberaba: um posto seria instalado na MG-427, entre Uberaba e Conceição das Alagoas, e outro, na LMG-798, antes da chegada a Nova Ponte. A tarifa mínima prevista no projeto da concessão é de R$8,66.

Entretanto, Marcato posicionou que ainda não há decisão sobre o número e nem a localização das praças de pedágio. Segundo ele, as contribuições recebidas na fase de consulta pública e audiências estão sendo analisadas para definir inclusive sobre a quantidade e pontos de pedágio.

Quanto ao cronograma para efetivar a concessão das rodovias no Triângulo, o secretário afirma que o edital de licitação deve ser lançado em setembro e o leilão para selecionar a empresa está programado para novembro. “Após a transição, que é o período de chuvas de novembro até fevereiro, a gente espera já na sequência ter a concessionária trabalhando no começo do ano que vem. A meta seria começar 2022 já nas mãos do concessionário e a empresa tem obrigações imediatas para começar a melhoria do pavimento”, pondera. 


Fonte: Jornal da Manhã  - www.jmonline.com.br