Prefeito Paulo Piau fez o anúncio de apoio à candidatura de Grilo em sua casa, na tarde de ontem (Foto/Divulgação)

Após semanas de especulações nos bastidores políticos, prefeito Paulo Piau (MDB) confirma apoio ao nome de Heli Andrade para a disputa majoritária e MDB desiste de candidatura própria para compor a aliança de suporte ao projeto. O anúncio foi feito em reunião ontem na casa do chefe do Executivo, com a presença de integrantes da executiva do MDB e também do líder do DEM, Luiz Guaritá Neto. 

Heli afirma que o MDB compreendeu que não havia outro caminho além da aliança para a sucessão municipal. Segundo ele, a decisão do partido não foi condicionada à indicação do nome do vice para a chapa majoritária. "Isso não fez parte da conversa. Um vereador tentou insinuar e o próprio Piau cortou  dizendo que não estava na pauta de discussão. Não houve nenhuma pressão do prefeito", manifesta.

Questionado sobre como a notícia da aliança foi recebida pelos até então pré-candidatos a prefeito pelo MDB, Heli afirma que não teve contato com nenhum dos postulantes do partido porque se reuniu somente com o presidente da sigla, Fabiano Elias, e o prefeito. Entre os nomes que tentavam viabilizar a participação na disputa majoritária estavam Luiz Alberto Medina, Luiz Dutra, Marcos Jammal e Roberto Indaiá.  

Apesar da situação, o pré-candidato a prefeito pelo PSL não acredita que o descontentamento dos preteridos possa levar a uma ruptura no partido aliado que venha a prejudicar o nome na campanha.

Sobre a escolha do vice, Heli declara que ainda será feita uma análise da conjuntura e observará alguém com o perfil semelhante para compor a chapa. Segundo ele, nenhum dos partidos que fazem parte da coligação tem vantagem na escolha. "Todos colocaram que se precisar teriam nome para apresentar, mas nenhum impôs qualquer condição de vice. E  ninguém me pediu nenhum compromisso de cargo de qualquer natureza", posiciona.

Com a entrada do MDB, agora formalizaram o suporte à pré-candidatura do PSL a prefeito. A base aliada inclui ainda o DEM, o PSD, o PP e o Podemos.

Viabilidade eleitoral determinou a decisão, afirma presidente do MDB 

Presidente do MDB, Fabiano Elias, afirma que recuo quanto à candidatura própria para apoiar nome de Heli Andrade se deu por viabilidade eleitoral e nega que escolha esteja atrelada à indicação do nome do vice para compor a chapa majoritária.

O dirigente da sigla afirma que escolha foi feita de forma democrática e a maioria da executiva optou pela composição com o PSL em nome da unidade do grupo político, já que o governo do prefeito Paulo Piau é composto pela coalizão de vários partidos. Questionado, ele descartou que a indicação do vice pelo MDB tenha sido moeda de troca para fechar o acordo.

Em relação à resposta dos pré-candidatos a prefeito do MDB, Fabiano afirma que houve uma conversa conjunta para mostrar que o ideal para o partido seria seguir um caminho único com o grupo. Ele afirma não acreditar na possibilidade de um racha na sigla por causa da decisão de desistir do projeto de candidatura própria, além de descartar a hipótese de uma intervenção superior no comando do MDB, como aconteceu em 2012. "Isso não cabe na relação estatutária. Essa questão [intervenção] está totalmente à margem do estatuto. Não tem essa conversa não", declara.

Já o prefeito Paulo Piau (MDB) manifestou em nota que a decisão sobre a escolha do próximo gestor de Uberaba é importante por se tratar da vida das pessoas e Heli preenche os requisitos para ser o representante da base aliada na disputa. “Escolhemos o nome do Heli Grilo, que reúne todas as condições para uma boa gestão. Primeiro, as condições morais, em segundo, de gestão, e terceiro, por sua boa relação com a nossa comunidade”, continua o texto.

Até o momento, os ex-pré-candidatos a prefeito pelo MDB não se manifestaram abertamente nas redes sociais sobre a decisão do partido. Apenas Marcos Jammal fez uma postagem ontem que parecia já sinalizar a saída do páreo para a disputa majoritária. "Agradeço todas as pessoas que estiveram ao meu lado nessa caminhada, aos moradores que batalham e nos inspiram dia a dia na busca pelos seus sonhos. Existe ainda muito caminho pela frente", escreveu, em mensagem, em sua página oficial do Facebook.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br