A crise mundial de saúde pública, que se instaurou com a proliferação do #coronavírus, escancara uma grande deficiência no Brasil e na região Norte de Minas: o acesso ao saneamento básico. Em boa parte do País e de Minas Gerais os serviços de água e esgoto ainda não atendem a todos, deixando municípios e regiões mais vulneráveis não só ao #coronavírus, como também a outras doenças.

Segundo o Instituto Trata Brasil, 83,62% dos brasileiros tem abastecimento de água tratada, mas quase 35 milhoes ainda não contam com esse serviço básico - também necessário para prevenção ao COVID-19. Em relação ao saneamento, o número é mais alarmante, pois apenas 46% dos esgotos do país recebem tratamento adequado. Garantir água tratada e de qualidade, esgoto e qualidade de vida, com reflexos no meio ambiente, é fundamental.

● Água e esgoto para todos

Com base nesses números, o Prefeito Jorge Humberto Rodrigues - "Jorjão" voltou a destacar a importância da eficiência do Serviço Autônomo de água e esgoto (SAAE) e o avanço da obra de esgotamento sanitário em Buritizeiro. A obra de esgoto em Buritizeiro, com recursos do CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e da Prefeitura - é a maior em execução na região, desde 2019.


"Buritizeiro ainda tem uma dívida sanitária enorme, o que deixa nossa população vulnerável. Isso demonstra o quanto as políticas públicas neste município ficaram defasadas, pois nos governos anteriores não se investiu em infraestrutura, nas questões sociais e na saúde preventiva da comunidade. Hoje, trabalhamos para levar água e esgoto para todos", disse Jorge.

● Abastecimento fundamental

"Mais água e esgotamento sanitário é garantia de menos doenças e mais qualidade de vida para os buritizeirenses. Neste momento, o SAAE segue mantendo o abastecimento de água e sua rede de distribuição funcionando normalmente, o que significa mais proteção, higiene e saúde para todos, já que água e sabão são elementos fundamentais no combate ao #covid19", concluiu o Prefeito.

O abastecimento de água nos bairros da parte alta de Buritizeiro foi durante vários anos um problema constantemente reclamado pelos moradores. Na atual gestão municipal o SAAE ganhou nova gestão, novos investimentos e esse problema pontual foi finalmente resolvido


*Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Buritizeiro - https://www.facebook.com/buritizeiroprefeitura/