Em mais uma rodada de negociação com a Prefeitura de Buritizeiro, o Sindiburi/Sindicato dos servidores públicos de Buritizeiro se reúniu com o Prefeito Jorge Humberto Rodrigues - "Jorjão" e da Secretária municipal de Saúde, Gislaine Silva, com a comunidade. Em pauta, ações de prevenção e enfrentamento ao #coronavírus.

Desta vez o público alvo foram os pastores e líderes das igrejas evangélicas e católica, além de representantes da Vigilância Sanitária/Visa, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar. O principal item da pauta foi a deliberação sobre a volta da realização de cultos, missas e outras celebrações religiosas no município.

O prefeito segue ouvindo os mais diversos segmentos da população (assim foi anteriormente com o setor de comércio e serviços), mantendo todas medidas de saúde, segurança e fiscalização para conter os riscos do covid-19, analisando a flexibilidade dos decretos para permitir a normalização do cotidiano local.

Da mesma forma que ocorreu na reunião com os comerciantes e lojistas, o Prefeito "Jorjão" manifestou sua preocupação com a aglomeração de pessoas, neste caso, o número de fiéis nos templos. Contudo, disse que também não editará medidas que dificultem os cultos e missas.

● Exigências da saúde nas igrejas

A Secretária de Saúde, Girlene, enfatizou que Buritizeiro não tem nenhum caso confirmado do #coronavírus, exatamente pelas precauções adotadas e reforçadas pela equipe - em parceria com a Guarda municipal, Defesa civil, Visa, polícias, agentes de saúde e fiscais.

Ponderadas todas as condições e exigências, o Prefeito (em comum acordo com os lideranças religiosas) decidiu pela liberação do funcionamento das igrejas - desde que cada uma se comprometa a seguir todos os protocolos preventivos determinados pelas autoridades em saúde.

Assim, o uso de álcool em gel, máscaras protetoras, distanciamento e até limitação de pessoas (por metro quadrado) passam a ser exigidos nas celebrações e nos recintos religiosos, com adesão total dos fiéis. Saúde, segurança, cuidados individuais e coletivos continuam sendo prioridades.

● Atenção extra nos bares e restaurantes

Após o encontro com as igrejas, prefeito, equipe de saúde e policiais também se reuniram com os proprietários de bares e restaurantes, também tratando das ações preventivas anti #coronavírus. A regra é cada um fazer sua parte, cuidar de si e dos outros, evitar aglomerações e sensibilizar os grupos de risco para ficarem em casa.

"Também pedimos aos empresários que sejam parceiros, de fato, da Administração municipal e da saúde pública, trabalhando e seguindo as prevenções necessárias, investindo nos serviços de delivery (entregas a domicílio), orientando seus clientes sobre o uso das máscaras e álcool gel", concluiu "Jorjão".

● Detalhe importante: Todos os protocolos de segurança foram seguidos antes, durante e após as reuniões, como uso de máscara protetora, distanciamento físico limite e assepsia das mãos, com álcool em gel


Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Buritizeiro - https://www.facebook.com/buritizeiroprefeitura