Novo decreto com parâmetros para definir sobre a flexibilização ou o endurecimento de restrições em Uberaba deve ser publicado nesta sexta-feira (11). A previsão foi confirmada pelo governo municipal ontem, posicionando que propostas apresentadas pelos vereadores estão sendo analisadas para a redação final do texto.

Por enquanto, ainda não houve mudança de imediato nas medidas sanitárias em vigor na cidade. As regras de enfrentamento à pandemia devem ser mantidas até 13 de junho ou até que a Prefeitura publique o novo decreto com alterações no parâmetro para definição sobre o endurecimento ou a flexibilização de restrições em Uberaba.

A proposta da Prefeitura é utilizar uma fórmula matemática com base na avaliação da taxa de positividade da testagem para Covid-19, da taxa de incidência e do índice de ocupação de leitos de UTI e de enfermagem. Com base no resultado, Uberaba seria enquadrada em uma fase com menos ou mais restrições para conter a transmissão do vírus.

Pela metodologia, cada um dos indicadores seria primeiro avaliado individualmente e teria uma pontuação de um a três, dependendo da gravidade na semana. Em seguida, seria feita a média entre os quatro fatores para análise do cenário.

Se o resultado final ficar no patamar até 1,5, o município estaria na fase verde e com a pandemia controlada e o caminho seria maior flexibilização no município. Entre 1,5 a 2,5, seria a fase amarela e de alerta com um nível médio de restrições. Já acima de 2,5, entra a fase vermelha, a mais crítica e diretriz para o maior endurecimento das regras para conter a pandemia de Covid-19.

Na reunião com os vereadores, a Prefeitura não especificou quais seriam as medidas previstas em cada um dos três cenários. Ainda não está confirmado se o regulamento em cada uma das fases será divulgado com antecedência ou se as regras serão definidas à medida que a avaliação semanal for feita.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br