Aconteceu no último dia 03/08 o início oficial das oficinas de qualificação profissional em Buritizeiro, realizada pela Prefeitura através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego (SEDEST), juntamente com a Diretoria de Trabalho, emprego e renda, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor/Sebrae.

O projeto de capacitação para o trabalho oferece autonomia profissional e pessoal para os buritizeirenses, estimula o empreendedorismo local e a possibilidade de novos empregos. A SEDEST está cumprindo as normas de biossegurança e prevenção contra o contágio do novo covid-19, seguindo as orientações da Secretaria de Saúde e Vigilância sanitária.

Desta maneira, o espaço (utilizado nas aulas dos cursos) foi totalmente adaptado para garantir a segurança e saúde de todos os alunos. O público alvo das oficinas é formado por jovens, trabalhadores desempregados e populares incluídos no cadastro social único, ou seja, quem mais necessita de atenção e acompanhamento especial do poder público.

As oficinas profissionais estão sendo ministradas por 5 professores: CULINÁRIA/CONFEITARIA - Luciana Barbosa Luís, CABELEIREIRO/BARBEARIA - Kelly Farias de Souza, DEPILAÇÃO - Elzeli Oliveira Costa, DECORAÇÃO - Cristiana Batista Parrela e PINTOR PREDIAL - Leirson Luiz Ribeiro da Silva.


Redução da desigualdade social


Cada curso, com turmas de 20 alunos, terá duração de 3 meses, com 2 horas/aulas de segunda a sexta-feira. Todos os materiais didáticos são inteiramente gratuitos, explicou Ângelo Miguel Maciel de Lima, Diretor municipal de Trabalho, emprego e renda.

O Secretário municipal Orígenes Pereira de Oliveira, da SEDEST, manifestou sua satisfação com o grande número de inscritos e a importância de ofertar oportunidades aos assistidos pelo Programa Bolsa Família. Ele parabenizou toda a equipe da secretaria envolvida diretamente na execução do projeto.A SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR, dirigida por Edla Simone Prado Araújo de Melo, realçou a importância da AUTONOMIA e do INCENTIVO ao empreendedorismo, colocando sua equipe à disposição dos cursistas.

O Prefeito Jorge Humberto Rodrigues (Jorjão) valorizou a oportunidade de promover mais uma ação de redução da desigualdade social, "principalmente neste momento tão delicado de pandemia e seus diversos efeitos, mas não podemos ficar de braços cruzados, pois nosso povo é prioridade e estamos preocupados com o trabalho e a economia pós covid-19".


Fonte: Assessoria de Imprensa de Buritizeiro - https://www.facebook.com/buritizeiroprefeitura/