Prefeitura suspende temporariamente cirurgias eletivas em hospitais da rede pública e conveniados aos SUS. A medida será válida por 10 dias e entra em vigor de forma imediata a partir da publicação de decreto nesta quarta-feira (12).

O texto publicado na última edição do Porta-Voz prevê apenas a suspensão das cirurgias eletivas realizadas pela rede pública de saúde em Uberaba, inclusive pelos prestadores conveniados ao SUS.
Já os estabelecimentos particulares da cidade poderão continuar com a marcação dos atendimentos eletivos no período, desde que o índice de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 permaneça igual ou menor a 70%.

Ao justificar a suspensão das eletivas na rede pública, a Prefeitura justificou que a medida foi tomada como ação de enfrentamento à pandemia da COVID-19. O texto ainda informa que o prazo pode ser prorrogado se houver necessidade.

O município também posicionou que foram registrados afastamentos de diversos profissionais que integram o corpo clínico das instituições de saúde da rede pública de saúde e das instituições contratadas ou conveniadas ao SUS, ressaltando a responsabilidade do Poder Público para adotar medidas preventivas e de combate à Covid-19.  


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br