Avançando com agilidade, a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Uberaba já alcançou mais de 261.500 pessoas. Segundo o vacinômetro de Uberaba, 92,94% do público alvo da primeira dose, a partir de 12 anos, já foi imunizado. No entanto, outras 19.868 pessoas ainda não procuraram os postos de vacinação para iniciar o processo imunizador.

Já em relação ao número de pessoas que não foram procurar suas segundas doses, são quase 37.200 pessoas, enquanto em relação à 3ª dose, ou dose de reforço, o número chega a 13 mil cidadãos. Segundo a coordenadora da vacinação em Uberaba, Ana Vera Abdanur, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue em busca ativa para que estes públicos sejam contemplados com suas doses.

“Temos tirado relatórios e iniciado buscas dessas pessoas pelas Estratégias de Saúde da Família. Além disso, estamos promovendo a descentralização da vacinação para atingir locais com mais difícil acesso e buscar pelas pessoas que têm dificuldades para chegar aos locais de vacinação”, explica Ana Vera.

Ainda, em relação às pessoas que não querem se vacinar e ao combate a Fake News contra as vacinas da Covid-19, a coordenadora explica que a secretaria tem feito diariamente campanhas de conscientização, produzido materiais informativos, vídeos e atuado ativamente com todas as Equipes das Unidades do município para levar informação à população. “[A população] precisa entender que somente através da vacinação conseguiremos vencer definitivamente essa batalha contra Covid-19”, afirma.

Estudos preliminares da farmacêutica Pfizer sugerem que a vacina da empresa com a BioNTech é eficaz na prevenção da variante Ômicron do coronavírus quando aplicada em regime de três doses. Segundo comunicado da empresa publicado nesta quarta-feira (08), os testes também indicaram que a cepa é mais resistente à imunidade induzida pelo ciclo de duas injeções, com um nível de anticorpos neutralizantes "significativamente menor" do que em outras versões do vírus.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br