A prefeitura de Montes Claros confirmou nesta terça-feira (10), registro de transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus. Segundo o órgão, a transmissão é considerada comunitária uma vez que não foi possível a identificação da origem do vírus. 

 

De acordo com o Governo Municipal de Montes Claros, o paciente infectado com a variante Delta é um homem de 30 anos. Até o momento, o rapaz apresenta sintomas leves e está isolado em casa, sendo acompanhado pela equipe de saúde da prefeitura.

 

De acordo com a instituição, o homem chegou a ser vacinado com a primeira dose da Covid-19, mas o exame apontou que ele estava com a doença antes da imunização. Ao receber a dose, ele não apresentava sintomas.

 

O homem afirma que não saiu do município nem que teve contato com pessoas que viajaram para o exterior, o que confirma a hipótese de transmissão comunitária. 

 

A prefeitura afirmou que está fazendo mapeamento e acompanhamento das pessoas que tiveram contato com o paciente para identificar a possível transmissão da variante. 

Flexibilização adiada

 

De acordo com a prefeitura, a cidade estava prestes a flexibilizar algumas atividades. Diante da transmissão, porém, decidiu aguardar a movimentação dos números da doença. Informou ainda que já tomou as medidas necessárias para o enfrentamento da atual situação.

 

A reportagem do jornal O Tempo solicitou ao Estado respostas para saber a respeito dos casos de transmissão nas cidades mineiras.

 

O primeiro caso de transmissão comunitária em Minas Gerais foi confirmado em Virginópolis, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes no Vale do Rio Doce, no último 28 de julho. 


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br