Circula nas redes sociais um áudio da secretária municipal de Saúde, Diane Dutra, comentando sua preocupação sobre a escassez de medicamentos para sedação. A mensagem foi direcionada para um grupo de secretários da microrregião de Araxá após uma reunião de Diane com gestores públicos no município de Tapira.Os medicamentos de sedação são utilizados para intubação de pacientes com graves complicações de saúde.

A secretária comentou que Araxá, que cobre mais sete cidades, está sem sedação. O estoque existente, dependendo da demanda, tem capacidade para atender somente nos próximos 10 dias, e há dificuldade no Brasil inteiro para adquirir esses medicamentos. “O pouco que tem precisamos guardar para pessoas que tem AVC, infarto, e não é só a Covid-19”.

Nele, Diane relata que vai convocar uma reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá, que é coordenado por ela, para deliberar a necessidade de manter apenas os serviços essenciais até conseguir comprar esses medicamentos. Quanto menos acidentes, infarto, AVC, Covid a gente tiver, melhor”, disse.

Desde sexta-feira (12), Araxá está com 60% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados exclusivamente para tratamento do coronavírus, ou seja, nove dos 15 disponíveis. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 184 casos positivos da doença.

Fonte: Jornal Diário de Araxá - https://www.diariodearaxa.com.br/