Apesar do crescimento de casos de Covid-19 e alta na ocupação hospitalar, Prefeitura não cogita lockdown no momento. A declaração foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, em sabatina ontem, na Câmara Municipal.

O titular da Pasta manifestou que o município tem várias opções de trabalho a serem adotadas para conter a transmissão do vírus em Uberaba, antes de ser necessário estudar a possibilidade de um lockdown.

No entanto, Bóscolo ressalta, que a questão não pode ser completamente descartada e citou a situação de outros países onde foi preciso recuar nas medidas de flexibilização. Segundo ele, Uberaba também pode endurecer ainda mais as regras, se as restrições atuais não surtirem efeito. “Temos que acompanhar movimento do vírus. A pandemia não acabou. Vamos agir conforme os indicadores”, ponderou.

Os vereadores fizeram inúmeros questionamentos ao secretário, especialmente sobre as prioridades de imunização contra a Covid-19. Sobre a vacina, questionaram a aplicação em servidores da área de Segurança Pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, por exemplo. Porém, o secretário lembrou, que nem os que atuam na área da Saúde ainda foram todos vacinados.

Além disso, Bóscolo respondeu a perguntas sobre os leitos disponíveis para tratamento de pacientes com Covid-19 em Uberaba e região. Ele esclareceu, que existe a possibilidade de ampliação imediata de novos leitos no próprio Hospital Regional e posicionou que a ativação do antigo Hospital São José seria uma última opção, em caso de esgotamento total do sistema.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br