Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros deflagraram ação emergencial de acolhimento às pessoas em situação de rua em virtude da queda brusca da temperatura na cidade. O trabalho teve início na madrugada dessa quarta-feira e deve se estender até o fim de semana, quando a previsão é de aumento gradativo da temperatura.

Membros da Secretaria, Defesa Civil e Bombeiros se reuniram na terça-feira (27) para planejar a ação. Foram reforçadas as equipes da Abordagem Social para proporcionarem atendimento 24 horas. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, as pessoas podem ajudar ao verem uma pessoa em situação de rua. Basta ligarem ou enviarem mensagem no WhatsApp (34) 99667-4451.

O cidadão que estiver na condição de vulnerabilidade será encaminhado pelas equipes para a Casa de Passagem para Migrante/Itinerante. Devido às baixas temperaturas, a Casa está com atendimento ininterrupto para acolhimento provisório. O endereço é rua Pássaro Preto, 55, bairro Pontal.

Segundo a agente de Defesa Civil, Ana Luísa Bilharinho da Silva, a Seds tem feito trabalho muito interessante no decorrer dos anos, principalmente durante a pandemia. “Por conta do frio, foram disponibilizadas mais vagas na Casa de Passagem para levar o pessoal para um local com cama quentinha, banho e comida, com toda estrutura, assistente social e psicólogo, entre outros profissionais que podem ajudar essas pessoas a sair efetivamente das ruas”, relatou a agente da Defesa Civil.

“Se for preciso”, informou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, “usaremos mais espaços para receber quem está em situação de rua. Uma das alternativas é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop. O Governo Municipal está atento e cumprindo o seu dever. Toda vida importa para nós”.

A Seds também tem entregue cobertores para equipamentos da rede e entidades de assistência social. A ação teve início em maio e, até agora, foram distribuídos mais de 1.500 cobertores.

Além da casa de acolhimento, para onde são encaminhados aqueles que estão de passagem pela cidade, o município repassa recurso para mais seis instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme Claudia, são 142 pessoas acolhidas por essas instituições. Também na Casa de Passagem, um ginásio coberto foi preparado para, caso necessário, seja usado para o acolhimento de pessoas em situação de rua.

Doações. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria, na rua Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos, das 8h às 18h, ou na Casa de Passagem, em qualquer horário.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br