A Prefeitura Municipal de Buritizeiro emite alguns esclarecimentos em relação ao uso de máscaras facial, porque tem pessoas que está usando de forma indevida e pode colocar em risco não somente a sua segurança durante esse período de pandemia de coronavírus, mas também de familiares e amigos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Buritizeiro e o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, boa informação à serviço da saúde e segurança é fundamental para garantira a saúde pública e garantir a proliferação da doença no município.
"É falsa a mensagem que o uso prolongado de máscaras causa falta de oxigênio (hipoxia). O CO2 que respiramos não fica preso na máscara e não torna tóxica. Não se recomenda a levanta a máscara durante o uso. mantenha no rosto e evite tocar na parte da frente, pelo tempo que estiver fora de casa", observa.
As demais observam são:
● Já viu alguém com a máscara no queixo, pendurada de um lado ou colocada de forma errada, sem cobrir o nariz? Para que a máscara proteja, é preciso usá-la corretamente. Cuidado com as #Fakenews : circula mensagem que diz que o uso prolongado de máscaras faz mal. Não é verdade. É claro, a máscara não substitui o distanciamento nem os cuidados com a higiene, além de precisar ser trocada periodicamente, mas usá-la ajuda a proteger você e os outros.● O INCA (Instituto Nacional de Câncer) alerta sobre "fumo e coronavírus". O ato de fumar faz com que a pessoa encoste os dedos na boca. O tabaco prejudica as defesas do organismo do fumante. O tabagismo é fator de risco para a COVID-19, além de ser um agravante da doença. Que tal parar de fumar agora? Cuide da sua saúde! Saiba como: https://bit.ly/3ceBiVJ● Neste momento em que se recomenda o distanciamento social, sair de casa para renovar a CNH não parece uma boa ideia. Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito publicou Deliberação em que permite que motoristas que tenham a habilitação vencida a partir de 19/02 possam dirigir, sem penalidades.● Para que seja eficiente contra o coronavírus, a água sanitária precisa ser usada de forma adequada - ou seja, é preciso dilui-la em água. Produto demais não aumenta a proteção e pode até prejudicar. O Conselho Federal de Química publicou uma cartilha que tira dúvidas sobre o assunto: senado.fm/cfq● Com a pandemia, os casos de intoxicação com álcool gel aumentaram muito - principalmente entre as crianças. Além disso, o produto é inflamável. Por isso, a Anvisa emitiu nota técnica com recomendações: senado.fm/alcoolgel● A experiência de outros países e a ciência indicam que o isolamento social é a medida mais efetiva para conter a velocidade de contaminação, preservar o sistema de saúde e evitar mortes. A vida mudou. Fique em casa, se puder.
Fonte: *Jorn. Luciana Rodrigues, com informações oficiais da rede social da Prefeitura de Buritizeiro - https://www.facebook.com/buritizeiroprefeitura