Comércio pode sofrer novas restrições se a taxa de positividade for maior que 40%



Dados do Observatório Covid-19 apontam taxa de positividade acima de 40% em Uberaba no período de 1° a 8 de maio. O índice na semana passada ficou na média de 45%, atingindo o pico de 49,26% em 2 de maio. Se a tendência for mantida, a cidade pode ter endurecimento de restrições este mês para conter a transmissão do vírus.

Integrante do Observatório, a professora Michelli Maldonado explica que a taxa de positividade em torno de 45% é considerada alta e o índice registrado no período pode indicar um descontrole do processo epidêmico na cidade. “De acordo com a OMS, uma taxa de positividade inferior a 5% é um indicador de que a epidemia está sob controle”, esclareceu.

Apesar dos índices altos até o dia 8 de maio, a partir do domingo (9) o relatório apresenta uma leve redução na taxa de positividade. Os resultados variam de 39,46% (dia 9) a 40,54% (dia 11 de maio).

Mesmo assim, dentro do novo parâmetro estabelecido pela Prefeitura, a professora ressalta que os índices podem culminar na adoção de regras mais rígidas em Uberaba este mês. “De acordo com a tendência e evolução dos últimos sete dias da taxa de positividade da cidade de Uberaba, é provável que estaremos vivendo uma onda roxa na próxima semana”, finalizou.

Observatório Covid-19, projeto de pesquisa da UFTM voltado para a análise técnica da evolução da pandemia em Uberaba, disponibilizou ontem os novos dados para acompanhamento dos indicadores da pandemia. Segundo com informações da assessoria de imprensa da UFTM, as informações sobre a taxa de positividade serão divulgadas em tempo real no site da instituição, a partir de agora.

Entenda o novo critério adotado pela Prefeitura em Uberaba:

Taxa de positividade para Covid-19 vai apontar as próximas ações para conter a pandemia em Uberaba. O novo parâmetro começará a ser utilizado a partir de domingo (16). Os resultados dos testes realizados até o dia 23 de maio serão considerados pela Prefeitura para definir se haverá ou não endurecimento das regras de isolamento e distanciamento social no município.

A taxa de positividade é a proporção da quantidade de positivados diante do total de exames realizados diariamente no Município. Será considerada a semana epidemiológica, de domingo a sábado. O índice atualizado será divulgado aos sábados à noite.

Pelo novo critério estabelecido pela Prefeitura, mudanças nas normas de combate à Covid-19 podem ser aplicadas a partir da primeira segunda-feira seguinte à divulgação do índice.

O novo parâmetro prevê que, se a taxa de positividade para o coronavírus for maior que 40%, serão aplicadas as restrições mais severas previstas na onda roxa do Minas Consciente, com fechamento de bares e restaurantes para atendimento apenas por delivery ou retirada no balcão, proibição de entrada de consumidores no interior das lojas do comércio e o fechamento das academias, por exemplo.

Já se a taxa de positividade for de 30% a 40%, permanecem as regras em vigor atualmente. Caso o índice for inferior a 30%, o município seguirá diretrizes da onda vermelha do Minas Consciente, que libera o funcionamento de todas as atividades econômicas com imposição de distanciamento social maior e limite para ocupação nos estabelecimentos. 

Como o critério da testagem só começará a ser utilizado na próxima semana, não há alteração nas regras em vigor em Uberaba. Com isso, segue autorizada a entrada de consumidores em lojas do comércio e o consumo no interior de bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação, inclusive com música ao vivo. No entanto, mudanças poderão ser feitas a partir do dia 24 deste mês, dependendo da taxa de positividade para Covid-19 apurada entre os dias 16 e 23 de maio. 


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br