O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, se prepara para a volta às aulas, dia 7 de fevereiro, presencialmente, para os alunos da rede municipal matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O início do ano letivo mantém as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

 

De acordo com a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, o retorno das aulas presenciais foi uma decisão após recomendações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), e diretrizes do Conselho Nacional de Educação e protocolo sanitário de volta às atividades escolares presenciais (7ª versão) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, amparado no Decreto municipal de Uberaba de 31 de janeiro de 2022.

 

“Não podemos deixar nenhum aluno para trás e, nesse sentido, estamos buscando todas as alternativas para atender da melhor forma possível”, pontuou.

 

As medidas de biossegurança incluem a adoção de horários diferenciados para refeições e atividades afins, com revezamento entre os alunos, evitando-se aglomerações. Fica definido o distanciamento de 90 cm entre as pessoas.

 

Além disso, o transporte escolar deve obedecer às normativas sanitárias que incluem: ocupação do veículo condicionada ao cumprimento das medidas de biossegurança; e fornecimento obrigatório de álcool em gel 70% para higienização das mãos e aferição de temperatura de todos que entrarem nos veículos.

 

Os alunos que possuem comorbidades, com laudo médico, receberão atendimento especial remotamente por meio de atividades impressas, aulas na TV Câmara e apoio pedagógico.

 

O aluno com síndrome gripal, com sintomas atípicos ou positivos para Covid-19, deverá permanecer afastado, e se possível acompanhar das aulas ofertadas pela Semed, por meio da TV Câmara. No retorno presencial serão disponibilizadas atividades impressas e roteiros de estudos.

 

Servidores - As gestantes amparadas por lei desenvolverão atividades administrativas/pedagógicas. Serão assegurados os direitos dos servidores, com regulamentação publicada em portaria, conforme casos específicos.

 

Equipes das Secretarias de Saúde e Educação vão trabalhar em ação conjunta para contenção de eventuais contaminações de alunos, ressaltando os protocolos aos pais e estudantes.

 

“Vamos retornar com distanciamento, não aglomeração. As unidades escolares estão preparadas para o início do ano letivo, em se tratando de medidas de biossegurança, a maioria dos profissionais da Educação já tomou a terceira dose da vacina contra a Covid e os alunos estão sendo vacinados, muitos já com as duas doses”, apontou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.


Fonte: site da Prefeitura