Diante do anúncio do governo de Minas Gerais sobre as mudanças no programa Minas Consciente, muitas dúvidas surgem sobre o que poderá ou não funcionar. A partir de agora, a situação epidemiológica da Covid-19 será analisada em cada município para determinar o que fecha e o que abre. Isso significa que, apesar de estarem na mesma fase do programa Minas Consciente, cada cidade terá regras distintas do funcionamento do comércio.

Após o anúncio feito ontem (3), o Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba para saber quais medidas serão adotadas a partir do anúncio. De acordo com a assessoria de comunicação da PMU, Uberaba não aderiu ao programa Minas Consciente. As medidas do Estado serão analisadas e discutidas para que próximas decisões possam ser tomadas.

Segundo o governo de Minas, dois indicadores são observados para definir em qual categoria as localidades se enquadram: incidência e espera por atendimento. A partir desses números, os cenários da pandemia serão classificados da seguinte forma: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável.

Os municípios que receberam as classificações mais desafiadoras deverão proibir a abertura de academias, clubes e salões de beleza, proibir eventos, atrativos culturais e naturais, como museus e parques, e com relação à alimentação em bares e restaurantes, há novo limite de horário de funcionamento, que é até 19h; após este horário somente por delivery, sem retirada no balcão. A nova regra vai entrar em vigor a partir de sábado (5), nas macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul. No total, são 343 municípios afetados.

O distanciamento entre pessoas deve ser de três metros e dentro dos estabelecimentos deve ser respeitada a capacidade de 10 metros por pessoa e lotação máxima de 50%. Os eventos ficam restritos a no máximo 30 pessoas.

Veja o que está liberado na Onda Vermelha para todos os municípios:

- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros
- Serviços de ambulantes de alimentação
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop

- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito
- Vigilância e segurança privada
- Serviços de reparo e manutenção
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões
- Construção civil e obras de infraestrutura
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores

Situação crítica - Segundo informações do último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberaba, já são 1.007 mortes em decorrência da Covid-19 na cidade. Além disso, a ocupação de leitos para a doença em Uberaba está em 95,5% na UTI (98 dos 103, sendo 58 de 60 na rede pública e 40 de 43 na rede privada) e 75% na enfermaria adulto (157 de 209, sendo 118 de 142 na rede pública e 39 de 67 na rede privada).

Além dos 157 leitos de Enfermaria adultos, temos cinco leitos de Enfermaria específicos Covid, sendo dois suspeitos (um de ginecologia/obstetrícia e um no pronto-socorro infantil do HC-UFTM) e três confirmados de ginecologia/obstetrícia no HC-UFTM. Além dos 98 leitos de UTI, temos um caso confirmado na UTI neonatal do HC-UFTM. Também de acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura, foram testados na rede pública em Uberaba 338 pacientes nas últimas 24h.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br