Uberaba e outras 92 cidades de Minas Gerais devem passar por chuvas, com granizo e ventos entre esta terça (25) e quarta-feira (26), alerta o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o instituto, as chuvas devem ter entre entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e serão acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h), além da queda de granizo em algumas localidades. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Ainda, a climatologista Wanda Prata confirmou que a possibilidade de granizo existe e pode ser a qualquer momento, dependendo da temperatura e evaporação da água. "Existe probabilidade de granizo na região do Triângulo, para todo lado. Estão formando umas nuvens muito altas e no topo delas forma granizo. Na hora que começa a chover, esse granizo desce e não dá tempo de derreter e chega aqui pedrinhas.

Há outro sistema convectivo que deve passar aqui a noite, mas ele não traz chuva significativa. Porém as chuvas significativas podem se formar a qualquer hora, depende-se da evaporação, da temperatura. Então, a subida para fazer a convecção é que é o caso e como está a temperatura lá em cima. Possibilidade de termos chuva com granizo tem, a qualquer hora, qualquer uma dessas chuvas, mas por enquanto não está aproximando da gente grandes volumes de sistema convectivos”, afirma

Inclusive, Wanda conta que já houve casos de chuva de granizo na região ainda nesta terça-feira. “Hoje nós já tivemos uma chuva com granizo, só que não foi aqui na cidade. Foi alí ao sul da Av. Filomena Cartafina, na direção de Delta, em Delta, e em Sacramento. Esse alinhamento teve no centro dele muito granizo. Ficou mais ou menos uns 15 minutos caindo granizo. E em Sacramento, na parte sul, foi um horror. Depois essa chuva amainou, chegou aqui no fim da tarde só com uns chuvisquinhos”, explica.


Fonte: jornal da Manhã