A Prefeita Elisa Araújo realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião para traçar as ações que farão parte do Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico Municipal, durante esse período de pandemia de coronavírus (Covid-19). Participaram do encontro, os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Secretaria de Planejamento (Seplan), Gabinete (Chegab), Secretaria de Saúde (SMS), Procuradoria-Geral (Proger), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, que está à frente do projeto que visa à simplificação e desburocratização de processos, explicou que a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, preocupada com a situação econômica do Município, quer apresentar o plano de retomada, unindo esforços com entidades de classe e associações, em benefício dos empreendedores de diversos setores que foram atingidos na pandemia.

“O objetivo é criar um plano de governo para desburocratizar o máximo possível a vida do empresário, seja ele pequeno, médio ou grande, e principalmente agora com o foco no pós-pandemia. Cada secretaria municipal apresentará sugestões e ações que podem ser feitas para não só desburocratizar, mas agilizar os procedimentos e apoiar em todos os sentidos a retomada da economia”, disse Rui Ramos. Para ele, na pandemia, vários setores foram prejudicados, a exemplo de restaurantes e comércio, outros mais, outros menos, mas “estamos procurando o que cada secretaria pode fazer para criar mecanismos que auxiliem na retomada dessas atividades.”

Um dos assuntos tratados na reunião, com a participação do superintendente regional de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira e equipe, foi a respeito dos alvarás e licenças da Vigilância Sanitária do Estado. “Queremos ver também as questões dos alvarás e licenças, em como podemos otimizar, somando esforços do Estado com Município. Vamos estudar, se for preciso, até alguma mudança na legislação, dilatando o prazo de validade das licenças de alvarás. Tudo isso é economia, pois podemos modernizar para facilitar processos e servir de modelo para atração de novos investimentos”, finalizou Ramos.


Fonte: Prefeitura de Uberaba - www.uberaba.mg.gov.br