Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 2 de julho, contabilizavam quase 2.000 casos suspeitos de dengue em Uberaba. Dos 1.956 casos suspeitos, 100 casos foram confirmados, sem nenhum óbito confirmado. Enquanto no ano de 2020, somente no período do fim de maio a 19 de junho, Uberaba havia registrado 230 casos da doença. No ano inteiro de 2020, entre os principais municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG, Uberaba foi o que teve o maior número de casos prováveis da doença 2.141. 

O índice de infestação do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que teve o último levantamento realizado em março, mostra o resultado de 8,25%. Ainda segundo a SMS, o próximo LIRAa deve acontecer na segunda semana de outubro deste ano.

Os trabalhos realizados pela Prefeitura de Uberaba para a contingência da proliferação do mosquito da Dengue contam com motofogs, percorrem novos bairros na próxima semana, e o Mutirão de Limpeza.

O trabalho dos motofogs do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, no combate aos mosquitos adultos do Aedes aegypti, segue por novos bairros nesta semana de segunda (19) a sexta-feira (23) e é o seguinte: Parque dos Girassóis I e II e Morumbi I e II, das 5h às 7h; Fabrício e Olinda, das 17h às 22h.

Já o trabalho do Mutirão, que recolhe materiais que podem servir de criadouros para o mosquito, está temporariamente interrompido, pois as equipes estão prestando apoio a outras ações. Desde novembro de 2020, foram mais de 112 toneladas de lixo inservível recolhidas dos bairros de Uberaba, sendo que dessas, 83.320 kg foram retirados das residências somente este ano.

Além do Mutirão e dos motofogs, os agentes de endemias realizam vistorias domiciliares, orientando os moradores e retirando qualquer material que possa acumular água e ser um possível local de foco do mosquito. O cronograma é divulgado diariamente nas redes sociais do Governo Municipal para que a população possa acompanhar os trabalhos.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br