Sugerido na campanha contra a covid-19, o uso de doses de vacinas excedentes de grupos prioritários, para avançar a imunização, deve ser implantada na imunização contra a Influenza, em Uberaba. A possibilidade da “xepa” foi confirmada pela secretária-adjunta de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, em entrevista à Rádio JM, nesta sexta-feira (2).

De acordo com a responsável, a pasta faz uma análise dos grupos prioritários e do número de adesão de participantes na campanha contra a Influenza. Nestes dados, há duas possibilidades de abertura da “xepa”: quando a meta de 95% de imunização do grupo prioritário for atingida, ou quando sobram vacinas e não é possível alcançar a taxa.

No entanto, a abertura da aplicação para o público geral deve respeitar uma ordem de prioridade. Valdinele diz que são priorizadas as pessoas com algum tipo de problema respiratório, e depois abrem para outros critérios.

Além disso, a secretária afirma que o governo municipal iniciou o processo de busca ativa aos moradores da zona rural de Uberaba. A intenção é garantir que as pessoas tenham acesso integral à vacinação.

Ministério autoriza prefeituras a ampliarem vacinação contra gripe

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem a vacinação contra a gripe (Influenza) para outras pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. Em nota, a pasta afirma já ter comunicado a recomendação aos representantes municipais, aos quais caberá definir a melhor forma de imunizar suas populações a partir dos seis meses de idade.


Fonte: Jornal da Manhã - www.jmonline.com.br